Telecom

Freire, Anatel: “Estamos prontos para regular o uso do espaço? Essa é a questão regulatória dos próximos anos”

O atual marco regulatório não acompanha as questões de soberania digital, sustentabilidade, concorrência e, sobretudo, proteção de dados, afirma o conselheiro da Anatel, Alexandre Freire.

Ao participar da Futurecom 2025, o conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, foi direto: “estamos prontos para regular o espaço? Essa é a questão regulatória dos próximos anos?”. Segundo ele, a regulação do uso do espaço será o grande desafio da Anatel e, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, diz que o tema será debatido no Conselho Diretor no máximo até o primeiro trimestre de 2026.

“A área técnica pode até mandar ainda este ano porque está se esforçando muito, mas a ideia é ter o debate no primeiro trimestre”, explicou Freire. De acordo com o conselheiro da Anatel, o Brasil tem frequência, mas precisa aprimorar o modelo, pensando na oferta do serviço D2D, ou direct do device.

“Fizemos o sandbox com a Claro e o resultado foi excelente. Podemos fazer outras iniciativas”, observou. Freire foi taxativo ao dizer que, apesar de o marco regulatório atual ser inovador, ele não acompanha as questões de soberania digital, sustentabilidade, concorrência e, sobretudo, proteção de dados. Assista a entrevista com o conselheiro da Anatel, Alexandre Freire.


Botão Voltar ao topo