Gov.br está presente em 2% dos smartphones brasileiros
Os serviços de streaming de filmes, séries, músicas, podcast, acompanhados dos aplicativos de jogos e cursos online, estão em alta na preferência dos brasileiros que possuem um smartphone e têm registrado crescimento em todas as edições da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de Apps no Brasil.
Em 12 meses subiu de 56% para 66% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam um serviço de streaming de filmes e séries, enquanto que mais de um terço, 38%, escutam podcast no aparelho. A mesma proporção, 38%, possuem um serviço de streaming de música pago.
Outros 46% afirmam que já fizeram um curso online no aparelho. Com arrefecimento da pandemia, por sua vez, os aplicativos de games perderam força, caindo de 63% de 2020 para 59% no ano passado e agora com 52% a proporção de brasileiros que jogam no smartphone.
Em três anos de pesquisa vários serviços vêm apresentando crescimento contínuo. É o caso do streaming de vídeo pago: a proporção de brasileiros com smartphone que assinam um serviço desses passou de 38% em abril de 2019 para 51% em maio de 2020, 56% em maio de 2021 e agora 55% em maio de 2022.
O mesmo comportamento é registrado no streaming pago de música: 20% em 2019, 28% em 2020, 33% no ano passado e agora com 38%. Esta é primeira vez que a pesquisa mediu o hábito dos brasileiros de escutar podcasts: 38% dos entrevistados afirmam que ouvem este tipo de conteúdo em seus smartphones.
A proporção de brasileiros com smartphone que já leram um livro no aparelho permaneceu estável após 12 meses: 46%. Entre aqueles que assinam jornais ou revistas para leitura no smartphone, a proporção oscilou positivamente dentro da margem de erro, de 9% para 10%.
Como novidade, dois aplicativos desenvolvidos pelo governo federal registraram pela primeira vez presença na tela inicial de mais de 2% dos smartphones brasileiros e, com isso, fizeram a sua estreia no radar de popularidade de apps Mobile Time/Opinion Box. São eles: Gov.br, app de autenticação digital do cidadão a serviços públicos; e a Carteira Digital de Trânsito, app com a versão digital da CNH e com dados sobre veículos e infrações de trânsito em nome do motorista.
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de Apps no Brasil é uma pesquisa independente realizada por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado on-line entre 13 e 23 de abril de 2022 por Opinion Box junto a 2.041 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.