Telecom

Governo do Amapá aluga antena de Starlink para ter rede no interior do estado

O Amapá tem uma meta ambiciosa: se tornar o estado mais digital do país, mesmo estando na região Norte. E o trabalho já está sendo feito com a estratégia de transformação digital delineada para o Estado.

“Nós somos o estado da região Norte mais bem avaliado no índice de transformação digital da ABEP (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de TIC). E estamos investindo muito. Agora em abril, vamos lançar o nosso aplicativo com 430 serviços e integrado ao GOV.BR”, adianta o coordenador de transformação digital do Centro de Tecnologia o Amapá, Celio Conrado, durante o Tech Gov Fórum Amapá, realizado nos dias 21 e 22 de março, com organização da Network Eventos.

Um dos entraves ao projeto é a conectividade. Na capital, a situação está  encaminhada, mas fora de Macapá há problemas. Muitas localidades não têm serviço. Nós recorrermos ao aluguel de antenas starlink para resolver a questão. O custo de aquisição ainda é alto para nós – cerca de R$ 5 mil, mas foi o serviço que permitiu levar o digital para essas localidades”, conta Macedo. Assistam a entrevista com Celio Macedo, coordenador de transformação digital do Prodap.

Botão Voltar ao topo