Telecom

Governo dos EUA alerta interferência do 5G em aviões Boeing 737

A Administração Federal de Aviação dos EUA voltou a alertar que as operações de 5G podem afetar os altímetros de rádio na maioria das aeronaves Boeing 737 e impactar a carga de trabalho da tripulação e os pousos de aviões. A FAA publicou uma diretiva sobr os requisitos de pouso para certos aviões Boeing 737, exceto suas séries 200 e 200-c, em aeroportos onde pode ocorrer interferência 5G.

Segundo a diretiva, os “radiômetros altímetros não podem ser confiáveis ​​para desempenhar a função pretendida se sofrerem interferência de operações de banda larga sem fio na banda de frequência de 3,7-3,98 GHz (5G C-Band)”. A FAA disse no aviso que os reguladores determinaram que “durante a aproximação, pousos e arremessos, como resultado dessa interferência, certos sistemas de aeronaves podem não funcionar adequadamente”.
Isso resultaria em “aumento da carga de trabalho da tripulação leve durante a aproximação com o diretor de voo, acelerador automático ou piloto automático acionado, o que poderia resultar em capacidade reduzida da tripulação de voo para manter o voo e o pouso seguros do avião”, afirmou.
Um porta-voz da Boeing disse em um comunicado: “apoiamos a Diretiva de Aeronavegabilidade, pois exige a mesma orientação que a Boeing forneceu aos operadores em janeiro”. As redes de telecomunicações estão lançando sistemas 5G de próxima geração que a FAA alertou anteriormente que podem afetar a eletrônica sensível dos aviões, como altímetros de rádio.
A Comissão Federal de Comunicações e a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) prometeram melhorar a coordenação no gerenciamento do espectro após uma disputa sobre a aviação 5G. O uso dessa fatia do espectro foi iniciado em janeiro, mas somente depois que a Verizon Communications e a AT&T concordaram em adiar a implantação de torres sem fio 5G perto de aeroportos.

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