Governo e teles aprovam kit de parabólicas para manter cronograma do 5G
Em reunião nesta quinta, 14/4, o grupo que coordena a implementação do 5G aprovou diretrizes para a migração das transmissões de TV aberta via satélite para a Banda Ku, bem como as especificações dos kits que serão instalados nos domicílios de famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal.
Segundo a Anatel, “ficou definida a utilização de receptores satelitais que possibilitam a recepção de sinais de TV codificados em H.265, garantindo melhor aproveitamento do espectro radioelétrico” – referindo-se ao padrão de compressão de vídeo de alta eficiência.
Formalmente chamado de Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (ou Gaispi), o grupo é presidido pela Anatel e integrado pelo Ministério das Comunicações, as teles que compraram a faixa de 3,5 GHz no leilão do 5G, emissoras de TV e operadoras de satélite.
Como aponta a agência, as decisões dessa reunião “permitirão que a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) avance nas atividades necessárias para garantir a implantação das redes 5G nas capitais”. Vale lembrar que pelas regras do leilão do 5G, a oferta comercial da nota tecnologia deve estar disponível em todas as capitais do país até o final de julho deste 2022.
“Sobre a desocupação da chamada banda C estendida, compreendida entre 3.625 a 3.700 MHz, foram atualizadas as diretrizes para o processo, garantindo que a EAF possa focar suas ações nas regiões das capitais onde as estações do 5G serão inicialmente implantadas”, relata a agência.
Ainda segundo a Anatel, “todos os documentos foram aprovados por consenso, demonstrando o bom andamento das discussões e o compromisso dos membros do grupo com o sucesso do projeto. Com as diretrizes e premissas recém aprovadas, espera-se que os prazos estabelecidos no Edital possam ser cumpridos”.
O plano que balizará as atividades de comunicação do processo de Migração e Desocupação foi também aprovado, permitindo que a EAF elabore, nas próximas semanas, campanha de divulgação sobre o processo. O GAISPI se reunirá, extraordinária, no próximo dia 20 de abril, para discutir as diretrizes para a mitigação de interferências nas estações do Serviço Fixo por satélite que operam acima de 3.700 MHz, e sua próxima reunião ordinária está agendada para o dia 11 de maio.