Huawei: Brasil não está atrasado para o 5G
Qual é o papel das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na era na qual teremos todas as coisas com sensores, conectadas e inteligentes? Em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, durante o Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília, o presidente de carrier da Huawei Brasil, Sun Baocheng, explicou que caminhamos para um mundo inteligente no qual todas as coisas estarão disponíveis online e conectadas, com big data e inteligência artificial alimentando todas as aplicações.
“Quando falamos do mundo inteligente, 5G é muito importante, porque é a base da infraestrutura de TIC; 5G vai prover mais conexões, mais rápidas e com menos latência”, afirmou. Para ele, o Brasil não está atrasado na corrida para implantação da quinta geração, mas lembrou que 27 países já assignaram espectro para 5G. “É muito importante que o Brasil está colocando a Banda C para 5G”, ressaltou.
Baocheng também comentou sobre o ecossistema de terminais 5G. “Na visão na Huawei, em 2020, smartphones 5G vão custar 300 euros e, dois anos depois, em 2022, os preços podem chegar 150 euros”, disse. Assistam a entrevista com Sun Baocheng.