Huawei combina 5G com IA em primeiro porto 100% autônomo
A Huawei é a fornecedora de tecnologias digitais para transformar o porto de Tianjin, na China, o maior do norte da China e a principal porta de entrada marítima para Pequim. em um porto inteligente a um nível em que as condições de trabalho e eficiência são drasticamente alteradas. A implementação do projeto envolveu um Sistema de Transporte Horizontal Inteligente que é autônomo, sem fio e neutro em carbono no terminal da Seção C na Área Portuária de Beijiang do Porto de Tianjin.
O projeto alcançou a condução autônoma L4, o que significa que não requer nenhuma interação humana na operação do veículo. Ele permitiu que uma frota de 76 Veículos Guiados Inteligentes (IGVs) colaborasse eficientemente uns com os outros – veículos trabalham em conjunto com os guindastes para carregar, descarregar, armazenar e gerenciar cargas por todo o porto. O sistema também utiliza despacho centralizado baseado em nuvem.
“Estamos fazendo um bom progresso na direção autônoma, mas ainda estamos no top L5. Mas já podemos colocar essas tecnologias em uso em ambientes controlados como portos com resultados surpreendentes”, afirmou Joaquin Saldana, vice-presidente de estratégia e marketing da Huawei América Latina e Caribe. O executivo ressalta que a transformação digital se move rapidamente e que os portos são um ambiente típico onde a operação pode se tornar inteligente para melhorar significativamente a eficiência e as condições de trabalho.
Os portos passam por uma grande transformação impulsionada por tecnologias como IA e 5G. Um porto típico lida com uma infinidade de operações cotidianas, como chegadas, partidas, operações em terra, transporte horizontal, operações de pátio, transporte de reboque de trator manual e operações de portão. Cada um deles enfrenta desafios e áreas de oportunidade, adicionou o VP da Huawei América Latina e Caribe.
Hoje o transporte horizontal convencional enfrenta três grandes desafios. Um deles são os ambientes de trabalho difíceis, com longas horas de trabalho extenuante e operações contínuas complexas. os riscos de trabalhar com máquinas pesadas. Em segundo lugar estão os riscos de segurança devido à fadiga do motorista ou uso indevido de máquinas pesadas. E, finalmente, o problema do trabalho manual ineficiente.
A Huawei projetou o algoritmo de planejamento de caminho global baseado na cinemática do veículo, que garante que os veículos individuais permaneçam em seu caminho, usa BeiDou (o GPS chinês), mapas 5G e HD para posicionamento de alta precisão, no nível da pista. Como resultado, 90% dos guindastes de cais se alinham com sucesso na primeira tentativa, melhorando significativamente a eficiência operacional. Assistam ao vídeo sobre a automação do porto de Tianjin, na China.