Telecom

Huawei faz investimento recorde em P&D para enfrentar sanções

Para enfrentar as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos, a Huawei fez disparar os aportes em pesquisa e desenvolvimento, que somaram US$ 23,2 bilhões (R$ 122 bilhões) no ano passado, equivalentes a 25,1% das receitas líquidas, que chegaram a US$ 92,3 bilhões (R$ 490 bilhões).

Ao apresentar o desempenho anual, a empresa destacou um ano de muitas pressões, que afetaram o resultado com o maior recuo do lucro já registrado pela fabricante chinesa, uma queda de 69%, para US$ 5,1 bilhões (R$ 27 bilhões).  Além das sanções, a Huawei apontou entre as pressões o aumento dos preços das commodities, rígidos controles da Covid-19 na China e aumento dos gastos com P&D. 

“Depois de quatro anos de restrições, temos orgulho de termos uma empresa de quase US$ 100 bilhões. Aprendemos a apoiar nossos clientes mesmo com as restrições em andamento. Investimos ainda mais que nossa média dos últimos 10 anos, cerca de US$ 25 bilhões, número que se aproxima das receitas de alguns dos nossos concorrentes”, destacou o vice presidente da relações institucionais da Huawei para América Latina, Cesar Funes, nesta sexta, 31/3.  

“Vamos continuar fazendo isso porque é nossa principal estratégia, encontrar melhores produtos, melhorando os produtos que temos, software, algoritmos, hardware e mesmo materiais, investindo em tudo que possa ajudar a tornar os produtos ainda mais preparados para a transformação digital dos nossos clientes”, emendou. 

Desde 2019, os Estados Unidos bloqueiam acesso à tecnologias desenvolvidas no país, o que afetou até o uso do sistema operacional Android. Mas se o mercado de dispositivos sofreu mais, a empresa ampliou a diversificação em infraestrutura de TICs, dispositivos inteligentes, computação em nuvem, energia digital e soluções automotivas inteligentes. 


“O que temos feito desde então é o desenvolvimento de um sistema de fornecimento que já previa riscos potenciais, estamos trabalhando em estratégia de desenvolvimento de produto integrado, já vendo que tipos de componentes essenciais ou instrumentos precisamos para isso. Então conseguimos basicamente manter o portfolio de produtos que estamos oferecendo para transformação digital da economia. Esses planos de contingencia ajudaram a empresa a sobreviver. Em todos esses anos conseguimos substituir 13 mil componentes para manter os produtos disponíveis. Essa é a principal estratégia para continuar funcionando com as restrições”, disse Funes. 

Em 2022, a receita da Huawei com infraestrutura de TICs foi de U$ 51,5 bilhões (R$ 272 bilhões), computação em nuvem US$ 6,6 bilhões (R$ 35 bilhões), consumidor US$ 31,2 bilhões (R$ 165 bilhões), e energia US$ 7,4 bilhões (R$ 39 bilhões). 

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