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Huawei lucra com venda da Honor, mas receita cai 28% com sanções dos EUA

A chinesa Huawei registrou seu maior lucro anual em 2021 devido principalmente a ganhos pontuais com a venda de sua linha Honor e outros negócios, mas a receita geral caiu acentuadamente, pois as vendas ao consumidor foram reduzidas pela metade.

Em uma teleconferência de resultados online, o presidente rotativo Guo Ping apontou os aspectos positivos, insistindo que o desempenho estava de acordo com as previsões, mas reconheceu que há muitos desafios pela frente em 2022.

“Continuaremos nossa luta pela sobrevivência”, declarou. Guo disse que sua capacidade de prosperar depende de seu investimento contínuo em P&D. “Estamos dobrando nossos esforços em ciência básica. Como a Huawei não consegue acessar certas tecnologias avançadas devido às sanções comerciais dos EUA, ele disse que deve aumentar seus investimentos estratégicos.

O lucro líquido no ano passado saltou 75,9% de 2020 para CNY113,7 bilhões (R$ 85 bilhões) devido a ganhos extraordinários, enquanto a receita caiu 28,6% para CNY 636,8 bilhões (R$ 480 bilhõe0, pois suas operações foram atingidas pelas sanções.

A empresa afirmou que excluindo os ganhos extraordinários, o principal negócio da empresa registrou um aumento ano a ano na margem de lucro líquido.


A CFO Meng Wanzhou disse na teleconferência que, apesar do declínio da receita, “nossa capacidade de lucrar e gerar fluxos de caixa está aumentando e somos mais capazes de lidar com a incerteza”.

Foi a primeira aparição de Meng Wanzhou na mídia desde sua libertação em setembro de três anos de prisão domiciliar no Canadá.

Meng atribuiu a melhoria das margens a movimentos para ajustar seu mix de produtos e melhorar seu planejamento da cadeia de suprimentos, permitindo encurtar o ciclo do pedido à receita. Movimentos para melhorar a eficiência operacional levaram a uma queda de CNY 10 bilhões (R$ 7,5 bilhões) nas despesas de vendas e administrativas.

A receita de seu problemático Consumer Business Group (incluindo dispositivos) caiu 49,5% ano a ano para CNY 243,4 bilhões (R$ 180 bilhões) devido a restrições comerciais. Além de smartphones e tablets, a receita de wearables e telas inteligentes aumentou 30,3%.

O faturamento de seu grupo de operadoras (incluindo redes de operadoras) caiu 6,9% para CNY 281,5 bilhões (R$ 212 bilhões), com 50% das vendas geradas por mercados fora da China.

A receita corporativa aumentou 2,1% para CNY 102,4 bilhões (R$ 80 bilhões), com a receita de nuvem crescendo 34% ano a ano para CNY 20,1 bilhões (R$ 15 bilhões).

As vendas domésticas caíram 30,9%, para CNY 413,3 bilhões (R$ 310 bilhões), representando 64,9% das vendas totais da empresa, inalteradas em relação a 2020.

Os gastos com P&D em 2021 aumentaram 2,8%, para CNY 142,7 bilhões (R$ 107 bilhões), representando 22,4% da receita total, acima dos 15,9% em 2020.

* Com informações do MWL

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