Telecom

Hughes lança 4G via satélite para localidades remotas no Brasil

A Hughes anunciou nesta terça. 15/2, o sucesso de um projeto-piloto feito durante três meses com novo serviço de acesso LTE, chamado Chip Internet Comunitária, em cinco vilarejos no Brasil. Projetado para atender pessoas que vivem fora do alcance das redes de cabo, fibra e celular, serviço cria um hotspot móvel por cinco quilômetros quadrados que se conecta à internet por satélite. Qualquer pessoa pode acessar o serviço de banda larga com um dispositivo habilitado para LTE simplesmente comprando dados no revendedor local que hospeda o hotspot.

A lógica é a mesma do serviço de WiFi comunitário, que a própria Hughes também oferece no país. Mas a conexão de dados 4G tem maior alcance. Inclusive na revenda do serviço. A Hughes recrutou varejistas locais para hospedar os hotspots do serviço Chip Internet Comunitária e fornece suporte de marketing e treinamento para que eles possam gerenciar as vendas e obter receita.

Em cada região, a Hughes integra a capacidade e equipamentos de satélite com uma pequena célula LTE e um núcleo de rede de código aberto – criando efetivamente uma rede LTE privada. Com essa configuração diferencial, o tráfego do assinante é processado localmente, em vez de atravessar o backlink do satélite para o núcleo da rede central – economizando largura de banda e dinheiro para a operadora quando comparado ao backhaul tradicional.


Botão Voltar ao topo