Indústria padece e não doma o mercado de óculos inteligentes
Pouco menos de 10 milhões de óculos inteligentes serão vendidos em 2022, número bem abaixo do esperado e que comprova a dificuldade de se produzir esses dispositivos, essenciais para realidade aumentada e realidade virtual, e por tabela, para o metaverso, informa a CCS Insight. Projeção da consultoria prevê que em 2023, o crescimento deverá continuar baixo – a venda estimada é de 11,4 milhões de dispositivos. Para a consultoria, as vendas só vão melhorar a partir de 2024 chegando a 67 milhões, em 2026.
A vice-presidente de previsão da CCS Insight, Marina Koytcheva, afirmou que a alta inflação atingiu os orçamentos dos consumidores em muitos dos principais mercados este ano. “Também estamos vendo sinais de que as empresas estão sendo mais cautelosas em seus investimentos em Realidade Aumentada até que o cenário econômico fique mais claro”, adicionou.
Outros desafios, apontados pela consultoria, foram um aumento de US$ 100 no preço de varejo do fone de ouvido Meta Quest 2 e o tempo necessário para construir óculos de realidade aumentada leves e atraentes. “Já esperávamos que os óculos inteligentes chegassem ao mercado há algum tempo, mas a tecnologia está se mostrando difícil de dominar”, completou Marina Koytcheva.