Telecom

Intel desiste dos chips 5G e Apple se acerta com Qualcomm

Numa espécie de ‘efeito tostines’, dois anúncios sacudiram o ecossistema 5G: no mesmo dia em que Apple e Qualcomm se acertaram para encerrar disputas e manterem encomendas, aquela que seria a alternativa da fabricante de iPhones avisou que está fora do mercado de chips móveis de quinta geração.

“A companhia vai continuar investindo em chips 5G para infraestrutura de redes, mas no mercado de modems para smartphones se tornou aparente que não há um caminho claro para lucratividade e retornos positivos”, justificou o presidente da Intel, Bob Swan, no comunicado da empresa.

A causa ou consequência parece ter relação com o armistício anunciado na terça, 16/4, entre Apple e Qualcomm, numa promessa de encerrar a longa guerra judicial entre a fabricante de smartphones e a principal desenvolvedora mundial de chips para esses aparelhos.

Em 2017, a Apple foi à Justiça alegando ilegalidades nos acordos de royalties pelo uso de tecnologias da Qualcomm. Desde então, a Qualcomm rebatou com ações contra a Apple em diferentes países como Alemanha e China por infração no uso de suas patentes.

Agora, as duas empresas anunciam que a Apple vai pagar um valor que não foi divulgado por um acordo de licenciamento válido por seis anos. A Qualcomm vai continuar a suprir chips para os smartphones da Apple e tanto as ações entre ambas ao redor do mundo como as movidas por parceiros serão encerradas.


Botão Voltar ao topo