Intel vai investir 80 bilhões de euros na Europa na produção de chips
A Intel quer recuperar a sua força. Tanto é assim que o CEO da companhia, Pat Gelsinger, anunciou planos de gastar € 80 bilhões em novas instalações de fabricação de semicondutores na Europa durante um período de dez anos, enquanto a empresa avançava em uma estratégia para aumentar drasticamente sua capacidade global, diante da crise que se passa hoje no mundo de escassez de componentes.
Além desses 80 bilhões de euros, a Intel está investindo 20 bilhões de dólares em duas fábricas nos Estados Unidos, além de um acordo inédito com a Qualcomm para a produção de chips para smartphones. Na Europa, o investsimento da Intel será feito na ampliação da fábrica na Irlanda e também há o plano de se construir uma outra megafábrica, sem localização ainda revelada.
Gelsinger observou que a nova instalação seria “um catalisador para a indústria de semicondutores” e cadeias de suprimentos, observando que a Europa sofreu um declínio na fabricação de chips ao longo de muitos anos. Em 1990, o continente representava 44% da indústria global de semicondutores, e em 2020, respondia por apenas 9%.