Telecom

Intelbras: Santa Catarina venceu Manaus na disputa pela planta fabril de kits antenas para 5G

A Intelbras entregou aproximadamente 160 mil equipamentos de recepção da TV via satélite à Siga Antenado em substituição à antena parabólica por conta da chegada do 5G. A companhia não quis revelar o montante investido para a montagem do parque fabril. Os equipamentos foram distribuídos às famílias beneficiadas por programas sociais (CadÚnico) por meio da Siga Antenada, entidade responsável pela administração da limpeza da faixa de 3,5 GHz.

O gerente do segmento de Comunicação Home Office da Intelbras, Gabriel Russi da Silva, em entrevista ao portal Convergência Digital, conta que houve um planejamento da companhia para a escolha da planta fabril. “Fizemos vários estudos e Santa Catarina ficou à frente de Manaus e de Pernambuco na questão tributária. Foi a escolhida para fazermos a unidade. Nós acreditamos que a produção dos kits vai além do público do CadÚnico. Neste momento, estamos esperando uma nova licitação da EAF”, relatou.

Questionado sobre a escassez de partes e componentes, Gabriel Russi da Silva diz que a Intelbras montou um ecossistema de parceiros; admitiu que o prazo está alongado, mas que, agora, mesmo sem fabricação de novos kits, a empresa se prepara com a importação de componentes.

“Diria que 95% dos componentes são importados. Temos acessórios e periféricos produzidos aqui. Precisamos, por isso, estar prontos para produzir quando houver a licitação e já temos todo o osso planejamento. A Intelbras escolheu produzir receptor, antena e o LNB (equipamento de recepção do sinal de satélite). E a proposta é seguir nessa linha”, adianta.

O kit de recepção de TV via satélite da Intelbras é composto por um receptor digital de TV via satélite, uma antena para recepção do sinal de satélite na banda Ku e um conversor de sinal de baixo ruído. Esse sistema substitui as antenas parabólicas tradicionais, que deixarão de operar após a limpeza da banda C.


O cronograma da Anatel projeta que a migração da frequência deve ocorrer em etapas. A lista de canais de TV aberta por satélite (TVRO) fará a migração para a banda Ku nas capitais brasileiras até o final deste mês de agosto. Para demais localidades, o processo deve ser concluído até 2026.

A Intelbras tem unidades fabris distribuídas pelo país: a matriz e uma filial em São José/SC, uma filial em Santa Rita do Sapucaí/MG, uma filial em Manaus/AM, uma filial em Jaboatão dos Guararapes/PE e ainda uma filial em construção em Tubarão/SC, que ficará pronta em 2023. 

Botão Voltar ao topo