Telecom

Investimentos em redes privativas vão superar R$ 1 bilhão em 2024

As redes móveis privativas alcançarão mais verticais de negócios e se tornarão realidade para mais empresas em 2024, apontou a IDC ao apresentar suas dez tendências e previsões para TI e telecomunicações no Brasil.

A expectativa da IDC é que novas implantações de redes móveis privativas devem superar US$ 220 milhões em 2024, somente nas linhas de infraestrutura wireless, serviços profissionais e serviços gerenciados.

Em coletiva de imprensa, Luciano Saboia, diretor para telecomunicações na IDC América Latina, destacou que esta modalidade tem impulsionado ofertas, até porque os provedores buscam monetizar investimentos feitos em 5G e almejam contratos de longa duração.

“Para as empresas, a adoção de rede privativa endereça a necessidade de parâmetros e design para usos específicos, porque pode ser personalizado, por exemplo, para tráfego de dados de missão crítica ou internet das coisas”, apontou Saboia.

O aumento do desempenho, ampliação de recursos de segurança, gestão da rede, e alcance da conectividade em áreas não atendidas são os principais fatores de adoção das redes privativas para mais de 50% das empresas.


Entre os desafios, o executivo apontou que a falta de um ecossistema que ofereça soluções fim a fim é uma crítica comum dos clientes finais. Segundo a IDC, tornar concreta essa oferta será um fator-chave para a massificação dessas redes.

Botão Voltar ao topo