IoT: um mercado de R$ 8,5 bilhões no Brasil
Em 2022, o mercado brasileiro terá de conciliar as necessidades de transformação digital e inovação com o pragmatismo da redução de custos, sustenta a IDC Brasil, em suas previsões para o ano. E é nessa jornada que entra a Internet das Coisas.
De acordo com a consultoria, em mercados emergentes, caso do Brasil, implantações de IoT que visam reduzir custos e aumentar a eficiência operacional têm mais força frente a temas de inovação. Fatores como melhorias de segurança, ganhos de receita, satisfação dos clientes e impactos ambientais são prioritários para as empresas avaliarem o sucesso e apostarem no uso da tecnologia.
No país, o mercado de Internet das Coisas deverá movimentar R$ 8,5 bilhões, ou US$ 1,6 bilhão, composto por soluções e serviços relacionados a IoT no Brasil, o que representa um crescimento de 17,6% em relação ao ano anterior.
“A crescente adoção de IoT no país será impulsionada principalmente pelas oportunidades de melhorar a qualidade, a eficiência e o customer experience do produto ou serviço. Novidades combinando IoT, 5G, Edge Computing e Analytics darão suporte e habilitarão ainda mais casos de uso de dados em tempo real”, explica Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria de telecomunicações da IDC Brasil.