ITA vai capacitar servidores da Anatel em Big Data, Analytics, IoT
A Anatel e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica firmaram nesta sexta, 21/9, um memorando de entendimento pelo qual servidores da agência reguladora receberão cursos de capacitação em temas ligados às tecnologias digitais, como Big Data, Analytics, internet das coisas, aprendizado de máquina, entre outros temas em 12 disciplinas diferentes.
“O ITA foi inspirado no MIT americano e mantemos o mesmo mote, de que fomos criados para atender a indústria. Não podemos trabalhar para nós mesmos, mas especialmente para a indústria de ponta, da qual as telecomunicações não apenas fazem parte mas se constituem como um setor estratégico”, afirmou o reitor do ITA, Anderson Correia, durante a cerimônia realizada na agência.
Segundo explica o presidente da Anatel, Juarez Quadros, esta é uma primeira leva de disciplinas, mas há espaço para futuros acordos. “Já na próxima segunda-feira [24/9] começa o primeiro curso aqui mesmo na sede da Anatel. Mas este é um acordo que pode servir de suporte a muitas outras oportunidades de capacitação.”
O memorando de entendimento entre Anatel e ITA vale até 2022. Com ele também foi assinado um contrato, de R$ 3 milhões, com a Fundação Casimiro Montenegro Filho, ligada ao Instituto Tecnológico, destinado aos 12 cursos desenvolvidos para esse acordo, que prevê a capacitação de 720 servidores da agência até 2020.