Juscelino Filho mexe no MCom. Maximiliano Martinhão deixa secretaria de Telecom
Mudanças significativas acontecem no ministério das Comunicações, a partir da decisão do ministro Juscelino Filho de repaginar a sua equipe de trabalho. Maxilimiano Martinhão, o Max, não é mais secretário de telecomunicações. Em seu lugar deve assumir o atual superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius. Oficialmente, no entanto, as exonerações não foram publicadas no Diário Oficial da União.
Os rumores da mudança no MCom foram divulgadas inicialmente pelo Blog Capital Digital na noite desta quinta-feira, 11/01. Além de Max Martinhão, Juscelino Filho também demitiu o Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Rômulo Barbosa. O executivo teria caído por uma disputa entre Starlink, de Elon Musck, e Telebras para o atendimento ao programa Gesac – Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão. A Telebras venceu o round e se manteve como responsável pela conectividade do programa WiFi Brasil, em que atende com sinal de Internet via satélite geoestacionário cerca de 12 mil escolas públicas.
A mexida do ministro Juscelino Filho também atingiu a EACE -Entidade Administradora da Conectividade de Escolas. Paula Martins cede lugar para Flávio Ferreira dos Santos, que é funcionário de carreira do Ministério da Gestão e estava à frente da diretoria de TI do Banco de Brasília (BRB). Flávio Santos será responsável por cuidar de um orçamento de R$ 3,1 bilhões. A EACE também deve receber Jhon Ribeiro, atual assessor do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e também Carlos Saldanha, da Seja Digital.
*Com informações do blog Capital Digital e dos portais Tele.Síntese, Teletime