Justiça do Pará compra 200 antenas Starlink e fecha contrato de R$ 15 milhões para Wi-Fi 6
O Tribunal de Justiça do Pará comprou 200 antenas starlink para levar conectividade para 100 comarcas e mais 100 fóruns do Estado. A primeira antena Starlink será instalada em Breves, na Ilha do Marajó, onde não há conectividade tradicional. Em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, durante a 12ª edição do Fórum TIC na Justiça, realizado em Belém, com organização da Network Eventos, o diretor de TI do TJ Pará, Marcio Goes, conta ainda da reestruturação da conectividade interna.
“Estamos fazendo a implementação do Wi-Fi 6 também nas nossas 110 comarcas para assegurar uma melhor conexão. Futuramente a nossa ideia é acabar com a parte cabeada e ficar só com a conexão sem fio”, detalha Goes. O contrato foi fechado com a Huawei e é orçado em R$ 15 milhões. Os valores do contrato firmado com a Starlink não foram revelados.
Com relação à Inteligência Artificial, Marcio Goes diz que o Tribunal está usando tecnologias já disponibilizadas em outros tribunais – como a Berna, de Goiás, e a Athos, do STJ – para a parte de classificação e agrupamento de processos. Mas também trabalha com IA generativa e libera o copilot, da Microsoft, para os servidores. Assista a entrevista com o diretor de TI do Tribunal de Justiça do Pará, Marcio Goes.