Leonardo Morais, servidor de carreira, assume a presidência da Anatel
O atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, perdeu a disputa pelo comando da Anatel. O presidente Michel Temer decidiu nomear o conselheiro Leonardo de Morais para presidir a agência reguladora até novembro de 2021, em lugar de Juarez Quadros, que deixou a Anatel, após não ter sido reconduzido por Kassab para mais um mandato.
A escolha de Leonardo Morais por Temer encerra a disputa interna pelo cargo, que já chegou a ser atribuído ao indicado para agência, Moisés Moreira, secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem o apoio dos radiodifusores. Moreira deve ser sabatinado nesta semana no Senado. Funcionário de carreira da Anatel, Morais tem o apoio do MDB e de empresários.
Morais tomou posse no cargo em dezembro de 2016. No discurso de posse, o conselheiro falou sobre banda larga. “Não há que se falar em inclusão social desassociada de inclusão digital. E para isso é preciso colocar a banda larga no centro da politica pública. Até recentemente universalização sempre foi relacionada com cobertura, entretanto a banda larga coloca uma segunda dimensão ao desafio, o incremento de capacidade de rede para que não ocorra uma inclusão digital fictícia.” Morais entrou na Anatel no lugar do conselheiro Rodrigo Zerbone.