Ligga vai oferecer energia como serviço para o B2B
A Ligga firmou uma parceria com o Grupo Ludfor, empresa gaúcha especializada no segmento de energia. O objetivo é a expansão do mercado livre de energia elétrica, oferecendo às empresas energia 100% renovável de forma simples e fácil, com até 35% de economia ao mês.
Após o lançamento da Ligga Energy, estratégia pioneira e inovadora da Ligga, que complementa a banda larga no mercado de geração distribuída, agora a empresa busca expandir o seu portfólio de soluções Energy as a Service (EaaS) para grandes clientes B2B e oferecer ainda mais benefícios e sustentabilidade.
O processo de contratação do serviço será feito pela Ligga junto aos seus clientes. O funcionamento será intermediado pelo Grupo Ludfor, que realizará a gestão para consumidores de energia. O serviço estará disponível para unidades consumidoras do grupo A (alta tensão), predominantemente constituído por grandes indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte.
A ideia surge após a publicação da portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) nº 50/2022, que permite a pequenas e médias empresas terem acesso ao mercado livre a partir de janeiro de 2024. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) mais de 100 mil empresas no Brasil poderão escolher o seu próprio fornecedor de energia. Estão aptas a migrar qualquer companhia que esteja no grupo A e que gastem acima de R$ 5.000,00/mês.
Criado em 1995, o mercado livre de energia é uma opção segura, regulamentada em lei e já conta com mais de 36 mil unidades consumidoras, que representam 38% de toda a energia consumida no país e 90% de todo o consumo industrial, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Com a nova regulação, o segmento vive uma ampla expansão e já cresceu 8% nos últimos 12 meses, conforme mostram os números apresentados pela mesma instituição.
A parceria reforça o interesse da Ligga e do Grupo Ludfor em contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da economia e do meio ambiente. “A sinergia entre o setor de telecomunicações e a energia sustentável fica evidente nessa solução. Com a abertura do mercado, buscamos entregar portfólios completos de serviços e produtos de telecom junto com a energia, em consonância com a nossa estratégia de longo prazo. Estas alternativas viabilizam um futuro mais verde, limpo, eficiente e sustentável para as próximas gerações”, afirma o CEO da Ligga, Wendell Oliveira.
“Vale lembrar que nesse modelo não há necessidade de investimentos seja em painéis solares ou grandes obras de infraestrutura, o que torna a adoção extremamente simples para migração rumo ao consumo sustentável de energia, de forma mais acessível e eficiente para os consumidores de alta tensão, que tinham no consumo de energia um grande ofensor de custos para sua empresa”, disse Rafael Marquez, CRO da Ligga.