M2M: Com UnaBiz, de Singapura, dona da Sigfox, WND reforça seus planos para o Brasil
A UnaBiz, provedora de serviços de Internet das Coisas massiva com sede em Singapura, completou a compra da Sigfox, que entrou em falência no final do ano passado. A marca Sigfox, informa a UnaBiz, seguirá como nome de tecnologia M2M como LoRa(principal concorrente), Bluetooth e Wi-Fi.
O negócio repercute no Brasil. Em entrevista ao Convergência Digital, José Almeida, CEO da WND, distribuidora exclusiva da Sigfox, diz que ‘a turbulência está passando e aquisição da Sigfox por uma operadora favorece a mudança dos modelos de negócios mais adequados para favorecer a operação’.
Almeida é taxativo: A WND está mais firme do que nunca no mercado brasileiro e já está solicitando verba de marketing para a UnaBiz. “Nós temos cerca de 400 mil dispositivos ativos, a maior parte em utilities de água. Vamos anunciar um novo cliente em duas semanas em água. Estamos crescendo também em gás e em energia elétrica. A nossa situação financeira é saudável e há mercado para ser conquistado”.
Indagado se as teles são concorrentes no negócio M2M, o CEO da WND diz que não. “Hoje a receita de M2M é de apenas 1% para as teles, como mostra o portal Teleco. Elas têm mais questões para se preocuparem. Nosso concorrente é a LoRA, mas temos uma rede maior do que a deles, estando presente em todas as capitais e em quase 400 cidades brasileiras.
Uma primeira reunião com a UnaBiz já aconteceu. A WND já percebe as mudanças. “Para nós o que muda mesmo com a UnaBiz é que vamos montar rede onde há clientes. Não temos mais a obrigação de crescer a rede e depois buscar clientes”, ressalta o executivo. Mesmo com a UnaBiz, a WND segue independente como o era da Sigfox.
O co-CEO e cofundador da UnaBiz, Henri Bong, reportou que que a UnaBiz e a Sigfox “se esforçarão para a convergência” das várias tecnologias de IoT de baixo consumo. Para ficar com a Sigfox, a UnaBiz enfrentou uma concorrência com outras nove empresas. Os valores da transação não foram revelados.