Maior evento de games do Brasil registrou tráfego de 31,85 terabytes em rede da Oi
Fornecedora de soluções de TICs do maior Game Park da América Latina, instalado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, de 25 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, a Oi registrou 100% de disponibilidade de serviço durante os quatro dias e 1.774.945 conexões à rede Oi WiFi, que garantiu acesso gratuito à internet para todo o público do evento, estimado em 100 mil pessoas.
O número de conexões superou em 70% o total da Game XP de 2018, quando foram registradas 1.039.460 acessos. Também houve recorde de conexões simultâneas à rede Oi WiFi, registrado no dia 27/07, quando 4.365 equipamentos se conectaram à rede ao mesmo tempo, superando o pico da edição do ano passado (3.913 conexões simultâneas).
O tráfego de dados total – que inclui as conexões via Oi WiFi e as informações transportadas por links de dados fornecidos para o evento – chegou a 31,85 terabytes, o que equivale a mais 10.600 horas de streaming de vídeo, 1.592.000 horas de games de futebol ou 796.000 horas de games de guerra.
“Conseguimos manter nosso padrão de oferecer os serviços sem interrupção, com 100% de disponibilidade. E o perfil de consumo de dados dos visitantes do evento mostrou a importância do nosso serviço, já que nesse ano o tráfego de dados por dispositivo conectado ao Oi WiFi foi 55% maior que o da Game XP do ano passado”, afirma José Claudio Gonçalves, diretor de Operações da Oi.
A Oi disponibilizou à Game XP links de dados de altíssima capacidade (12 Gbps), 26 km de fibra óptica, antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G, e Oi WiFi gratuito a todos os visitantes com capacidade para 300 mil conexões simultâneas. Ao todo, foram mais de 300 equipamentos instalados pela Oi para garantir a conectividade com alta qualidade e robustez ao evento. Com os resultados contabilizados durante os quatro dias de evento, a companhia – que em 2019 já forneceu infraestrutura para outros grandes eventos, como Rio Creative Conference (Rio2C) e Oi Rio Pro – reforça seu posicionamento como fornecedera de soluções digitais integradas para megaeventos.
Durante toda a Game XP, a companhia manteve monitoramento ininterrupto da rede e das soluções oferecidas através de seu Centro de Operações, o NOC (Network Operation Center), instalado dentro do Game Park. Com uma estrutura de dois andares e telões de LED que mostraram em tempo real as informações de tráfegos de dados online e número de pessoas conectadas à rede da Oi, o NOC também centralizou o controle dos serviços da Oi que fazem parte do portfólio de soluções personalizadas para clientes corporativos.
Por meio de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), a Oi fez o monitoramento de energia e temperatura de equipamentos instalados em pontos estratégicos. A companhia também utilizou plataformas de telepresença, soluções de vídeo analytics e mapa de calor para fornecer seus serviços ao evento.
Na Inova Arena, a Oi ofereceu uma degustação do 5G, a quinta geração da tecnologia de telefonia móvel, que ainda não está disponível no Brasil. A Oi disponibilizou smartphone 5G para os visitantes manusearem e fazerem o teste de velocidade conectados a uma rede implementada especialmente para a experiência. Nos testes, a velocidade de internet 5G passou de 1 gigabyte por segundo. A Oi também ofereceu ao público uma experiência de conexão com holografias: munidos de óculos especiais conectados com rede 5G, os participantes experimentaram uma conversa em tempo real, com imagens holográficas, com a captação e transmissão de imagens feitas por duas câmeras.
A Oi forneceu ainda estrutura de rede para o palco do Just Dance (Ubisoft) na Experience Bay, foi naming rights da Oi Game Arena, que tem a maior tela de games do mundo e que transmitiu as finais do TUES (Torneio Universitário de E-Sports, que conta com o apoio da companhia), e foi responsável pela roda-gigante, com a iluminação verde, lembrando a fibra da Oi.