Telecom

MCom, Anatel e EAF ampliam o Brasil Antenado e prorrogam prazo para solicitar antena parabólica digital

Moradores de seis estados terão até 13 de fevereiro de 2026 para pedir o kit gratuito; expansão inclui Maranhão, Piauí e Pará.

O Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram, nesta terça-feira (11), a prorrogação do prazo para solicitação da nova parabólica digital e a expansão do programa Brasil Antenado para mais municípios brasileiros.

Moradores dos estados do Maranhão, Ceará, Pará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão agora até 13 de fevereiro de 2025 para agendar gratuitamente a instalação dos kits de televisão digital via satélite. A medida faz parte da fase A do programa, que contempla mais de 77 cidades e 220 mil famílias aptas a receber o benefício.

“O programa permite levar um sinal de TV com qualidade digital de som e imagem, especialmente para localidades mais distantes. É uma política pública muito bem-sucedida. Nosso compromisso é garantir que nenhuma família brasileira fique de fora”, destacou o secretário de Radiodifusão do MCom, Wilson Wellisch.

Durante o anúncio, também foi confirmada a ampliação da fase B do Brasil Antenado, que agora inicia nos municípios dos estados do Maranhão, Piauí e Pará.

“Já são cerca de 80 mil instalações da nova parabólica digital realizadas, sempre com o foco na inclusão. O programa garante às famílias de menor renda o acesso à TV aberta e gratuita, com qualidade e sem interferências”, afirmou o CEO da EAF, Leandro Guerra.


Como agendar

As famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também funciona via WhatsApp. O processo é totalmente gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit.

Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 680 mil famílias com acesso à nova parabólica digital gratuita nas três fases da iniciativa.

Botão Voltar ao topo