Telecom

MediaTek joga as fichas no 5G e já detém 30% do mercado brasileiro de smartphones

O mercado de smartphones é um ambiente dinâmico e altamente competitivo, em que a inovação é a chave para se destacar. Nesse cenário, a MediaTek emergiu com força dominante no segmento de processadores para celular, solidificando sua posição como líder global. Esse êxito é atribuído à excelência tecnológica, somada à estratégia de construir um ecossistema de parceiros de destaque, como Motorola, Lenovo e Bullit.

Dados da IDC em relação ao desempenho da empresa no terceiro trimestre de 2023 comprovaram a ampliação da sua liderança no mercado global de processadores para smartphones, saltando da participação de 34% no terceiro trimestre de 2022, para 39% no segundo trimestre de 2023. “Também somos líderes na América Latina, com 46% de market share de chipsets para smartphones e, no Brasil, mantemos 30% de participação no setor”, diz Samir Vani, diretor de Desenvolvimento de Negócios da MediaTek para a América Latina.

O segredo de bons resultados, segundo Vani, está em duas frentes, altamente conectadas: atenção e investimento incessante em inovação, trazendo ao mercado sempre novos processadores com tecnologia de ponta, que inclui inovações projetadas para 5G e recursos emergentes para smartphones flagship, Wi-Fi 7 e NTN.

Assim, a empresa tem sido pioneira na introdução de tecnologias de ponta, oferecendo soluções que revolucionaram a experiência do usuário. A colaboração estreita com parceiros-chave permitiu o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, como avanços em desempenho dos processadores, oferecendo velocidades inéditas e eficiência energética para atender às demandas crescentes dos usuários, ávidos por cada vez mais desempenho.

Considerando que a conectividade é uma pedra angular dos smartphones modernos, a MediaTek tem liderado o caminho ao integrar tecnologias avançadas de conectividade, como a grande aposta no 5G, Wi-Fi 7, e Bluetooth de última geração, proporcionando experiências de conectividade mais rápidas e estáveis.


Além disso, vem investindo significativamente em recursos de IA em seus processadores, permitindo avanços em reconhecimento facial, assistentes virtuais mais inteligentes e capacidades de processamento de imagem de última geração.

Sucesso coletivo com parcerias estratégicas 

Vani reconhece que a liderança da MediaTek não foi alcançada isoladamente. Segundo ele, é um resultado coletivo, que se apresenta por meio de parcerias estratégicas, ele reitera, com fabricantes de renome, como Motorola, Lenovo e Bullit. 

A estratégia de trabalhar em conjunto com esses parceiros, reforça o executivo, tem gerado benefícios mútuos, permitindo o desenvolvimento conjunto de “smartphones excepcionais”, ele diz.  “Isso nada mais é do que a combinação do poder dos processadores MediaTek com o design e a experiência do usuário de fabricantes parceiros.

E o pulo-do-gato nessa jornada de parceria e evolução tecnológica é a resposta ágil às atuais demandas do mercado, que só acontece por meio da flexibilidade e da agilidade dessa rede de parceiros, garante o executivo.

Olhando para o futuro, que já bate à porta do mercado, a MediaTek diz-se preparada para expandir ainda mais sua liderança global. Com abordagem centrada no usuário e compromisso contínuo com a inovação, garante prontidão para apresentar tecnologias revolucionárias que irão definir o cenário dos smartphones em 2024.

Exemplo desse comprometimento é a participação da MediaTek entre as empresas que lideram o projeto de padronização 3GPP NTN, unindo esforços na promoção de um ecossistema aberto que beneficie o maior número de pessoas, ampliando a cobertura também em áreas remotas e de difícil acesso.

“A colaboração contínua com parceiros de excelência permitirá à MediaTek continuar a oferecer soluções de ponta que não apenas atendem, mas superam as expectativas dos consumidores. Tecnologias emergentes, como a integração ainda mais profunda da IA e expansão do ecossistema IoT, estão entre os pilares que impulsionarão a próxima onda de inovação na esteira do 5G”, revela Vani.

Botão Voltar ao topo