Melhores 4G do mundo se estabilizam em 45 Mbps
O 4G vai se espalhando pelo mundo com redes que gradativamente aumentam a disponibilidade efetiva da tecnologia mais nova. Mas a maturidade sugere que o LTE tem um pico de desempenho cotidiano por volta dos 45 Mbps. O Brasil não faz feio no ranking mundial e apresenta uma média de 20 Mbps. Mas fica longe dos melhores com disponibilidade abaixo de 60% do tempo.
Os dados são do relatório semestral da britânica Opensignal, com base em 50 bilhões de medições feitas em 3,8 milhões de smartphones em julho, agosto e setembro, divulgados nesta quarta-feira, 01/11. Dos 77 países analisados, apenas 20 tem 4G em mais de 80% do tempo. E agora 50 estão acima da marca de 70%, quando eram apenas 33 na medição feita há seis meses.
Nesse quesito, o Brasil fica mais para o pé do ranking, em 67º. Na média, o LTE só é mesmo utilizado 59,31% do tempo. Vale a menção de que no relatório de junho, da mesma Opensignal, Tim e Vivo figuraram já um pouco acima dessa marca (65% e 62%). .
Quando o 4G está disponível, no entanto, o Brasil aparece com desempenho acima da média dos países analisados. No geral, o 4G tem velocidade média de 16,6 Mbps. No Brasil, que figura como 42 dos 77 nesse quesito, ela é maior, de 20,34 Mbps.
O destaque do relatório da Opensignal fica para a aparente estabilização das altas velocidades. Entre os mais rápidos, até um leve recuo. Em junho, 14 países tinham velocidades médias de download em 4G em 30 Mbps. Agora esse número é 13. E dos 45 países que há seis meses tinham conexões de 20 Mbps ou mais, só 42 permanecem.
Diz o relatório que “os países no topo, Cingapura, Coreia, Noruega e Hungria, mantiveram expressivas velocidades acima de 42 Mbps. Mas se há um ano as velocidades do 4G cresciam consistentemente mundo afora, agora parece que elas estancaram.”
Segundo o relatório, os números indicam que a velocidade média está sendo afetada pela massificação do uso. O exemplo que ilustra esse ponto é do Japão. Por lá, o 4G é a tecnologia usada em 94% do tempo nas conexões móveis, mas o uso generalizado deixou a velocidade média em 25 Mbps.