Metade das redes móveis na América Latina oferece voz sobre LTE
Voz sobre LTE (VoLTE), a tecnologia que habilita as comunicações de voz de forma completa em redes Long Term Evolution (LTE), manteve seu crescimento na América Latina e, praticamente, 50% das redes deste tipo tinham o serviço habilitado em setembro de 2020. Em 2018, essa proporção era de aproximadamente 25%, revela estudo da 5G Americas.
O serviço de VoLTE está disponível hoje para 70% dos países da América Latina, de acordo com os dados atualizados pela entidade no terceiro trimestre de 2020. Há dois anos, apenas 45% dos países da região contavam com ao menos uma rede VoLTE comercial. A 5G Americas realizou este cálculo com base nos anúncios oficiais das operadoras, em consultas diretas e informações divulgadas.
Foram mapeadas 35 redes de voz sobre LTE (VoLTE) ativas na América Latina até setembro de 2020. Segundo a associação, o número representa metade de todas as redes 4G que operam na região e o dobro do verificado há dois anos (17). O Brasil seria o país mais avançado no quesito, com quatro redes VoLTE ativas, segundo o levantamento da 5G Americas. Chile, Colômbia e México também contam com o mesmo número, enquanto Costa Rica, El Salvador, Honduras, Paraguai e Venezuela ainda não teriam o recurso disponível. No mundo, o desenvolvimento do VoLTE começou em 2012.
A VoLTE é a evolução do serviço de voz sobre redes móveis e implica sua transição para redes 4G complementares. Ao ser oferecido sobre protocolo de Internet, a VoLTE apresenta melhoras sobre a transmissão de voz em redes de gerações passadas, notavelmente as chamadas em alta definição e a provisão de qualidade de serviços (QoS). As chamadas VoLTE não requerem a instalação de aplicações adicionais e se estabelecem mediante a marcação “tradicional” entre usuários de uma rede VoLTE e equipamentos compatíveis.
A 5G Americas informa ainda que as redes de gerações prévias (2G e 3G) continuam tendo um papel para a habilitação dos serviços de voz na América Latina para casos em que não exista VoLTE disponível, para usuários sem equipamentos compatíveis ou para finalização de chamadas entre usuários de redes distintas.