Telecom

Microsoft entra no 5G para brigar com Nokia e Ericsson

Um titã da TI quer brigar por um lugar entre os líderes do 5G, em especial, para dividir o mercado com Nokia e Ericsson. A Microsoft revelou nesta segunda-feira, 28/09, uma nova plataforma em nuvem com objetivo de permitir às operadoras de telecomunicações implantarem suas redes 5G de forma rápida, com redução de custos e com a oferta de serviços personalizados para clientes empresariais.

A entrada da Microsoft no 5G é parte de uma estratégia do governo Trump, que exigiu maior participação das grandes corporações do País no desenvolvimento da tecnologia, a partir da briga acirrada com a chinesa Huawei.

A nova plataforma estará no Azure, principal negócio de computação em nuvem da Microsoft, e a empresa diz que reduzirá os custos de infraestrutura, dará flexibilidade para adicionar serviços sob demanda e usar inteligência artificial para automatizar operações. O vice-presidente corporativo da Azure Networking, Youssef khalidi, prometeu uma redução de até 40% nos custos.

Para fazer frente no 5G, a Microsoft adquiriu as empresas Affirmed Networks e Metaswitch no início deste ano. “O DNA das telecomunicações foi obtido por meio dessas aquisições e passamos de um pequeno número de engenheiros neste espaço para centenas de engenheiros”, acrescentou Khalidi. A empresa já firmou parcerias com operadoras, como Verizon e AT&T, e com fornecedores como Samsung e Mavenir para usar ou vender a nova plataforma para clientes.


Botão Voltar ao topo