Ministro das Comunicações: Postes são problema que têm de ser enfrentado e superado
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, aproveitou a abertura do painel Telebrasil 2024, realizada nesta terça-feira, 05/11, em Brasília, para mais uma vez criticar a postura da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com relação ao uso compartilhado dos postes.
“Estamos lutando há muito tempo com a contribuição de todos: avançamos em portaria ministerial com Ministério de Minas e Energia, a Anatel fez debate profundo em paralelo com Aneel e aprovou resolução, mas infelizmente os conselheiros da Aneel ainda não compreenderam relevância e o tamanho desse problema, nem o quanto eles poderiam ter ajudado se já tivessem aprovado essa resolução”, lamentou o ministro.
Juscelino Filho também reforçou a relevância do setor de telecomunicações para a vida das pessoas. “Não dá para falar de novas tecnologias, de inovação sem telecomunicações. O setor é essencial para o exercício da cidadania porque é ele quem permite o acesso aos serviços públicos e privados”, reforça.
Sobre o uso dos recursos do Fundo de Universalização de Telecomunicações (fust), Juscelino Filho disse que já foram usados R$ 700 milhões e, até dezembro, o montante deve chegar a R$ 1 bilhão.
Mas o ministro cobrou uma aliança entre o setor público e privado para inserir os excluídos digitais, ou como falou, ‘os que ainda estão na escuridão’. “Temos de ter sinergia para levar dignidade e acesso e cidadania para cada cidadão brasileiro. Não existe inclusão social sem inclusão digital. Na verdade, não existe no mundo uma nação sem desenvolvimento digital”, completou.