Telecom

Motorola encara Samsung, Xiaomi passa Apple no Brasil

A pesquisa mais recente da Canalys revela que as remessas para o mercado latino-americano de smartphones caíram 10% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2023, para 28 milhões de unidades. Este é o quinto trimestre consecutivo de quedas anuais após um forte 2021 e 2022, que foram definidos por altos níveis de estoque em toda a região.

No Brasil, a Motorola cresceu 5%, chegou a 31% do mercado e se aproximou da líder Samsung, que recuou 27% e detém 41% das vendas. A Xiaomi chegou a 11% do mercado brasileiro e ultrapassou a Apple, que tem 10%.

“Foi um início de 2023 desafiador para a LATAM”, disse Miguel Perez, consultor sênior da Canalys no México. “Houve uma grande variação no desempenho entre fornecedores e mercados, refletindo um ambiente de negócios difícil. Alguns fornecedores tiveram que continuar priorizando a redução de seus níveis de estoque de canal, enquanto outros atingiram níveis saudáveis ​​no início do trimestre, experimentando crescimento no primeiro trimestre. Embora o declínio anual no primeiro trimestre de 2023 reflita um ambiente difícil contínuo, níveis de estoque mais saudáveis ​​e aumentos nos gastos gerais do consumidor apontam para sinais de recuperação na segunda metade do ano. Será importante que os fornecedores agora se posicionem bem no mercado para a recuperação esperada.”

“A dinâmica competitiva entre os três principais fornecedores permanece estável como sempre, enquanto a concorrência permanece acirrada fora dos três principais”, acrescentou Perez. “A Samsung foi a primeira colocada em todos os trimestres por mais de uma década devido a um forte posicionamento tempo com uma boa gestão de canais que permitiu uma presença mais ampla da marca, dado o acirramento da concorrência. Apesar da queda de 21% no primeiro trimestre de 2023, a Samsung segue incontestada na liderança. A Motorola teve um início de ano sólido, impulsionado principalmente pelo novos lançamentos de produtos das séries E e G, com forte desempenho na Argentina, Brasil e México. A Xiaomi garantiu o terceiro lugar apesar de enfrentar ventos contrários locais no México, Colômbia e Peru, países que representaram mais de 60% de suas remessas no ano passado.”
A Apple continua expandindo sua presença na região e seus embarques cresceram 13% no primeiro trimestre de 2023. Embora o poder de compra na América Latina seja restrito em comparação com outros países desenvolvidos, a região tem ganhado destaque na estratégia de crescimento da Apple, principalmente em um momento em que a marca enfrenta um ambiente desafiador na América do Norte e na Europa. A OPPO foi a que mais cresceu entre os cinco principais fornecedores, aumentando suas remessas em 35%. Desde a sua entrada, a OPPO priorizou o crescimento de uma base robusta no México, mas agora expandiu sua presença na Colômbia, Peru e Chile.


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