MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel
Ao apresentar um balanço da atuação relacionada a questões consumeristas, a Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal revelou que passou a utilizar de ferramentas de análise de dados para identificar o que considera cidades com “índices críticos” de qualidade na telefonia móvel.
Segundo o MPF, a 3CCR lançou a ação coordenada “Qualidade de Telefonia Móvel”, com objetivo de fomentar a atuação uniforme e articulada de promotores e procuradores em todo o Brasil em busca da melhoria na prestação de serviços móveis.
De acordo com a 3CCR, a ideia é que os procuradores dos municípios com índices críticos de qualidade – em relação ao acesso e à queda de redes de dados e de voz – atuem localmente.
“Para a identificação das cidades com má qualidade nos serviços, a 3CCR disponibilizou ferramenta de Business Intelligence (BI) que compila os dados públicos de fiscalização da Anatel, somente dos locais com índices críticos. Dos 5.070 municípios brasileiros, 3.927 constam na ferramenta eletrônica.”