Nokia e TIM estendem por três anos contratos por 5G e IoT
Em comunicado ao mercado divulgado nesta quarta-feira, 15/03, a TIM informa que estendeu o contrato com a Nokia para o 4G em 700 MHz por três anos. O acerto envolve o uso da plataforma de acesso de rádio Nokia AirScale, que roda várias tecnologias de rádio simultaneamente em uma estação rádio base e permite uma escalabilidade praticamente ilimitada que suportará a demanda maciça de dados para IoT e a velocidade em 5G.
Com a atualização de rede para 4.5G Pro, a operadora será capaz de utilizar diferentes frequências e tecnologias de forma eficaz no mesmo site com um gasto de CAPEX mais eficiente além de garantir uma rápida e suave implantação da nova rede LTE.
“Estamos olhando para o mais alto padrão de qualidade de tecnologia hoje no mercado, com a combinação de três frequências de espectro para aumentar a nossa capacidade e melhorar a experiência do usuário final. Com o apoio da plataforma de acesso de rádio Nokia AirScale, poderemos alcançar mais áreas e aumentar a cobertura LTE no país, reforçando nossas capacidades de inovação e compromisso com o mercado brasileiro”, afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.
Este anúncio segue outra iniciativa, anunciada no final de 2015, na qual a Nokia e a TIM colaboraram para modernizar e expandir as redes 3G e 4G LTE da operadora, com o uso das small cells da Nokia bem como serviços de implementação, otimização e atendimento. Os valores do contrato não foram revelados.