Telecom

Nokia usa RAN aberto para provocar Ericsson no 5G

A Nokia estabeleceu um cronograma para incorporar compatibilidade RAN aberta aos produtos existentes em 2021. E até o final deste ano, planeja incorporar mais recursos e interfaces RAN Abertos ao software AirScale. A estratégia da fabricante finlandesa é a de se tornar uma fornecedora comprometida com a nova tecnologia aberta e baseada em open source, adotando uma postura diferente da rival Ericsson.

“O investimento acelerado da Nokia e o firme compromisso de abrir a RAN oferecem aos provedores de serviços, reguladores e tomadores de decisão políticos maior garantia de que eles podem abraçar o caminho open source para proteger sua cadeia de suprimentos de telecomunicações, sem preocupações com a competitividade e/ou segurança de sua infraestrutura 5G”, afirmou a Nokia, em comunicado.

Em maio, a Nokia se tornou o único fornecedor tradicional de RAN a ingressar no Open RAN Policy Coalition, nos Estados Unidos. E em junho, a Nokia anunciou a disponibilidade futura de uma plataforma RAN na nuvem, um sistema que, segundo ele, foi “arquitetado” para a RAN aberta. O tema é quente com a chegada do 5G e, no Brasil, as operadoras se mobilizam para adotar RAN.

*Com informações do Mobile World Live


Botão Voltar ao topo