Nordeste lidera o uso do smartphone para o mcommerce
A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil revela que 73% dos internautas brasileiros já compraram mercadorias físicas pelo smartphone. A proporção não mudou muito nos últimos seis meses. Depois de um crescimento avassalador entre setembro de 2015 e setembro de 2016, quando passou de 41% para 71%, o aumento desta vez foi modesto e dentro da margem de erro.
Crise econômica, desemprego e redução do poder de compra do brasileiro podem ter contribuído com a estagnação. Por outro lado, chama a atenção o fato de 75,4% dos consumidores móveis declararem que atualmente fazem mais compras pelo celular do que faziam seis meses atrás. Ou seja, ainda que a base de consumidores móveis não tenha crescido, aqueles que fazem parte dela estão gastando mais nesse canal.
Em uma análise mais detalhada do perfil do consumidor móvel nacional, percebe-se que o hábito de comprar pelo celular é equilibrado entre homens e mulheres (74% X 72%), e mais comum entre os mais ricos que entre os mais pobres (77% nas classes A e B X 71%, nas classes C,D e E). Idade também faz diferença: quanto mais jovem, maior a probabilidade de a pessoa já ter comprado uma mercadoria pelo smartphone (75% entre aqueles com 16 a 29 anos; 74,5%, entre 30 e 49 anos; 55%, entre aqueles com 50 anos ou mais).
O Nordeste é a região que apresenta a maior proporção de internautas que já experimentaram comprar bens físicos pelo celular (77,8%), seguida pelo Sul (73,6%), Sudeste (71%), Centro-oeste (70,6%) e Norte (68,7%). A liderança nordestina em termos percentuais pode estar relacionada à importância da Internet móvel naquela região, onde a infraestrutura de banda larga fixa não tem a mesma capilaridade e qualidade encontradas no Sul e no Sudeste.
No que diz respeito aos sistemas operacionais, a compra pelo smartphone é mais comum entre usuários de iPhone no Brasil: 81% já experimentaram encomendar bens físicos pelo aparelho, contra 73% dos donos de Android. No relatório integral da pesquisa, é divulgado um ranking dos apps móveis mais usados pelos brasileiros para a compra de mercadorias físicas.
O documento inclui também o monitoramento de quatro segmentos de serviços O2O e seus respectivos rankings de apps mais usados: delivery de comida; chamada de corrida de táxi/carro particular; venda de ingressos; e reserva de hospedagem. O relatório da pesquisa pode ser baixado no site www.panoramobiletime.com.br