Telecom

Nvidia: Inteligência Artificial é a aplicação matadora do 5G

IA vai levar teles além dos smartphones e à desejada rentabilidade.

O Chefe Global de Desenvolvimento de Negócios Telco da Nvidia, Chris Penrose, foi taxativo ao afirmar que a inteligência artificial é a aplicação matadora que a indústria buscava para o 5G. Segundo ele, as teles estão indo além dos usos iniciais de IA em suas redes, empregando interações generativas para reforçar a experiência do cliente e as operações internas.

Para Penrose, não há parte de um negócio de telecomunicações que não possa ser tocada pela tecnologia, observando que muitas, agora, estão indo além das provas de conceito para lançamentos comerciais envolvendo um número crescente de dispositivos, entre eles, wearables XR e AR, câmeras, drones, carros e robótica. “Você verá cada vez mais tráfego sendo gerado de dispositivos além de smartphones, com IA generativa então usada para criar resultados incríveis”, pontuou o executivo da Nvidia.

Um relatório apresentado pela Nvidia com relação à inteligência artificial mostra que a operadora japonesa SoftBank Corp relatou um retorno de US$ 5 em cada US$ 1 investido em Capex, um retorno de 219% sobre o investimento e uma melhoria de 40% na eficiência energética.

Penrose prevê que as operadoras vão empregar cada vez mais a IA generativa para RAN e outras funções comerciais importantes, mas argumentou que as parcerias serão essenciais para atender às suas necessidades, apontando para uma colaboração recente que a Nvidia anunciou com a T-Mobile US, Ericsson e Nokia visando ganhos de eficiência em métricas, incluindo energia e espectro.


Botão Voltar ao topo