Oi e TIM encerram atritos e voltam a discutir compartilhamento de redes
Depois de acertarem as desavenças – muito provocadas pelo aluguel de linhas dedicadas pela Oi à TIM em 123 municípios do País – Oi e TIM informam que nesta terça-feira, 27/02, celebraram um memorando de entendimento (MOU), em Barcelona, na Espanha. Assinado pelos presidentes das companhias, Eurico Teles, da Oi, e Stefano De Angelis, da TIM, o documento encerra um período de atritos, que atingiu o ápice em junho passado.
No comunicado enviado à imprensa, a Oi afirma que “a iniciativa fortalece um ambiente propositivo e de colaboração industrial dentro de um contexto de concorrência saudável para o setor de telecomunicações.” Oi e TIM foram as primeiras operadoras a assinar acordo de ran sharing, em 2013. Ele serviu para o compartilhamento de infraestrutura das ERBs LTE da rede 4G, em 2,5GHz.
O contecioso com a TIM começou em 2014, rescaldo ainda da compra da Brasil Telecom pela Oi. O acerto de contas, reporta o informe da Oi, ‘abre um novo ciclo de planejamento de compartilhamento de infraestrutura’. Falta, agora, um acerto com a Vivo/Telefônica, iniciado em 2012 e ainda sem ajuste entre as teles.
*Com informações da Oi