Oi, Vivo, Claro e TIM são as empresas com mais queixas e mais resoluções junto ao consumidor
Com mais de 300 milhões de acessos em serviço, o setor de telecomunicações foi mais uma vez campeão de reclamações dos consumidores, seja nos 903 Procons espalhados pelo país ou na plataforma online de resolução de conflitos Consumidor.gov.br. “Neste período, as empresas de telecomunicações foram as mais reclamadas novamente”, ressalta o relatório ‘Consumidor em Números’.
Segundo o balanço de 2018 divulgado nesta sexta, 15/3, Dia do Consumidor, pelo Ministério da Justiça, das 609,6 mil reclamações junto ao Consumidor.gov.br, 40,3% (245 mil) foram contra operadoras de telecomunicações. Os bancos, outro setor com grande número de clientes, aparece em distante segundo lugar, com 22% das queixas na plataforma.
Em proporção menor, mas ainda na liderança, as telecomunicações foram também o motivo das reclamações de consumidores junto aos Procons. Das 2,2 milhões delas em 2018, cerca de 640 mil, ou 29,2% do total, tinham como alvo broncas com serviços de telecom.
Além disso, as maiores operadoras do país, Oi, Vivo/Telefônica, Claro e Tim, nessa ordem, são as quatro empresas com maior volume de reclamações de consumidores, também de acordo com o balanço apresentado pela Secretaria Nacional do Consumidor.
As operadoras de telecomunicações, porém, são as empresas com as maiores taxas de resolução de conflitos na plataforma online do sistema nacional do consumidor. Enquanto o índice médio é de 81%, com prazo de 6,5 dias, entre as teles as reclamações foram resolvidas em 89,9% dos casos.
Dos dez assuntos mais reclamados, os dois primeiros são relacionados a pagamento – SPC/Serasa e Cartão de Débito/Crédito/Loja – e em seguida vêm telefonia móvel pós paga, pacote de serviços (combo), aparelho celular e internet fixa. Transporte aéreo, telefonia móvel pré paga, TV por assinatura e empréstimo consignado completam a lista. Cobrança, 42%; contrato, 16,7%; e qualidade, 13,4% são os problemas mais comuns.