Open Gateway: TIM soma mais de 50 milhões de consultas e lança três novas APIs
Logtech Carteiro Amigo, que potencializa e-commerce nas favelas, é exemplo de como as APIs possibilitam soluções inovadoras e seguras

A TIM lançou três novas APIs estratégicas dentro do ecossistema Open Gateway. As soluções têm como objetivo ampliar a segurança, a confiabilidade e a eficiência dos processos digitais em diversos setores da economia, como fintechs, seguros, varejo e serviços online.
Dentre as novas interfaces destaca-se a KYC (“Know Your Customer”), lançada em primeira mão pela operadora na versão Fill In. A API viabiliza o preenchimento automático das informações cadastrais com a autorização do usuário. A ferramenta, garante uma experiência inicial mais simples, segura e eficiente para o cliente ao tornar o processo de cadastro mais ágil e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Outra inovação é a API KYC Tenure, que verifica há quanto tempo o número de telefone da operadora está vinculado ao mesmo titular. Essa funcionalidade é de grande utilidade para empresas que desejam considerar o histórico de relacionamento em suas avaliações de perfil e risco.
Por fim, a TIM também sai na frente com o lançamento da API Device Swap, que adiciona uma camada extra de segurança na detecção e prevenção de fraudes digitais. A solução possibilita identificar trocas suspeitas do aparelho celular utilizado pelo cliente, contribuindo para a prevenção de fraudes e para uma validação mais precisa na contratação de seguro de aparelhos.
“Até agora, já registramos 50 milhões de consultas às APIs do nosso programa, o que demonstra a relevância da iniciativa. Acreditamos que o Open Gateway é essencial para interações digitais mais simples e convenientes, onde a tecnologia se incorpora naturalmente ao dia a dia. Ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso com a evolução da segurança digital, unindo tecnologia avançada, conformidade regulatória e inteligência de rede para transformar o mercado digital”, explica Leonardo Siqueira, Diretor de Data Monetization da TIM.
O executivo faz questão de destacar também que todas as APIs são disponibilizadas em formato aberto, com integração simples e padronizada, permitindo que empresas incorporem mecanismos de validação e prevenção diretamente em seus fluxos operacionais, elevando a eficiência e a confiabilidade das jornadas digitais.
O fomento às APIs na TIM começou em novembro de 2023, por meio da iniciativa colaborativa global liderada pela GSMA. Na ocasião, a operadora anunciou o lançamento de quatro interfaces de programação de aplicativos de rede, com serviços focados na melhoria da segurança digital:
· Number Verify (Autenticação de Usuário na Rede Móvel), que oferece uma verificação contínua do número de celular do usuário, proporcionando a próxima geração de robusta autenticação e com foco na experiência do usuário;
· SIM Swap (Validação da Troca de Chip), usado para verificar se um número de telefone trocou recentemente de cartão SIM;
· Device Location (Validação da Geolocalização), em que as organizações podem confirmar se um dispositivo específico está em uma determinada localização, o que pode ajudar a identificar e prevenir transações falsas;
· Know Your Costumer Match (Validação de Dados Cadastrais): Valida as informações cadastrais recebidas, com as informações existentes na TIM, reduzindo significativamente os riscos de fraude.
Parceria impulsiona e-commerce nas favelas
Uma das empresas que já se beneficiam das interfaces da TIM é o Carteiro Amigo, logtech especializada em entregas nas regiões onde os Correios não chegam. A startup foi vencedora da última edição do Hackathon TIM Open Gateway – promovido pela TIM e Cubo Itaú em maio deste ano – e acaba de lançar comercialmente o “Juntoos”, case apresentado na ocasião.
O “Juntoos” é uma plataforma de compras em grupo que conecta moradores da mesma comunidade para aproveitar descontos em produtos de grandes marcas – incluindo itens próximos ao vencimento, troca de coleção e lançamentos com preços reduzidos. Quanto mais pessoas entram no grupo, maior o benefício coletivo e o frete ainda é subsidiado pelo Carteiro Amigo.
As APIs do TIM Open Gateway são fundamentais para a nova solução. Com elas, é possível validar automaticamente o número de telefone do usuário, confirmar a geolocalização para saber se ele realmente está dentro de uma favela ou território atendido e criar promoções exclusivas para quem mora nessas áreas, garantindo que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.
Além de proporcionar economia real, o “Juntoos” resolve um grande desafio do e-commerce tradicional nas periferias: a entrega. Todos os pedidos são retirados nas lojas do Carteiro Amigo dentro das próprias favelas, garantindo certeza de recebimento, comodidade e zero custo de frete. A integração via Open Gateway permite uma operação mais segura, inteligente e com mais escala.
“O Juntoos nasce como um dos nossos cases mais relevantes. Essa combinação de tecnologia, logística e impacto social reforça nosso propósito, que é mostrar que a favela é potência e merece acesso à mesma qualidade e conveniência disponíveis nos grandes centros”, comenta Pedrinho Júnior, CEO e cofundador do Carteiro Amigo, que reforça ainda a importância da parceria com a TIM: “com o uso das interfaces do TIM Open Gateway, conseguimos desbloquear endereços antes invisíveis para o varejo e criar uma jornada de compra mais simples, confiável e próxima das pessoas”.
A solução está funcionando, inicialmente, nas comunidades da Rocinha e Rio das Pedras, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é fechar mais parcerias para ampliar o alcance, com campanhas voltadas a um público que movimenta mais de R$ 300 bilhões por ano: “são mais de 16 milhões de brasileiros vivendo em mais de 13 mil favelas espalhadas pelo país. O Juntoos representa uma oportunidade inédita para que o mercado converse de forma inteligente, respeitosa e efetiva com um dos maiores potenciais econômicos do Brasil”, complementa Thiago Monsores, CMO e cofundador do Carteiro Amigo.





