Telecom

Open RAN cresce a taxas de dois dígitos e vai chegar a US$ 5 bilhões em 2024

As vendas de equipamentos Open-RAN crescerão a taxas de dois dígitos nos cinco anos até o final de 2024, projeta a Dell’Oro. Segundo a empresa de pesquisa, o gasto total durante o período deve chegar a US$ 5 bilhões, com remessas cumulativas de equipamentos de rádio, incluindo células macro e pequenas, que devem chegar a 1 milhão de unidades.  No Brasil, todas as operadoras têm projetos com Open RAN.

O impulso é alimentado por “uma confluência de fatores, incluindo resultados promissores de implantações comerciais iniciais, apoio crescente dos fornecedores RAN incumbentes e maior incerteza geopolítica atuando como um catalisador para as operadoras repensarem suas estratégias de fornecedor”. 

A referência política parece estar relacionada às tentativas do governo dos Estados Unidos de tirar a fornecedora chinesa Huawei das redes de operadoras domésticas e internacionais. Afinal, integrantes do governo dos EUA expressaram interesse em desenvolver tecnologias Open-RAN como alternativa.  

Neste mercado, Ericsson e NOkia disputam a preferência das operadoras.A Ericsson é membro da O-RAN Alliance desde fevereiro de 2019, enquanto a Nokia ingressou em um grupo de lobby norte-americano pró Open-RAN em maio. 

* Com informações do MWL


Botão Voltar ao topo