Open RAN: Tradicionais, Samsung e NEC abocanham maior fatia de mercado
O chefe de arquitetura de rede do Grupo Vodafone, Yago Tenorio, disse que o mercado precisa acreditar que o OPEN RAN vai trazer novos players, mesmo que fornecedores tradicionais como Samsung e NEC estejam, neste momento, com maiores fatias de mercado e a Parallel Wirelless esteja demitindo por falta de demanda dos seus produtos.
“A escala da indústria ajuda muito e o que você está vendo na RAN aberta hoje, na maioria dos casos, são jogadores que têm escala em áreas adjacentes e acham mais fácil se mover lateralmente”, afirmou, observando que isso se aplica a empresas como Intel, Samsung , Dell, Qualcomm, Marvell Technology, NEC e outros.
“No futuro, quero acreditar que haverá uma chance para os recém-chegados”, acrescentou, explicando que os desenvolvimentos futuros “podem dar espaço para que pequenas empresas muito especializadas desempenharem um papel relevante no ecossistema”. A Parallel Wireless tem ficado fora dos anúncios oficiais previstos para 2022, enquanto as rivais maiores estão vencendo os contratos para fazer funcionar o RAN aberto ainda em 2022. A própria Vodafone promete ter Open RAN no Reino Unido até dezembro.