Telecom

OpenCare 5G, do Hospital das Clínicas de SP, chega aos pacientes

O projeto OpenCare 5G, iniciativa do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas de São Paulo para uso de rede privativa em 3,5 GHz com arquitetura Open RAN, vai começar a testar a tecnologia com pacientes, conta o diretor-executivo do InovaHC, Marco Antonio Bego, em entrevista à CDTV, do Convergência Digital. O projeto é coordenado pela Deloitte e tem a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, NEC, Telecom Infra Project (TIP), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

“Vamos para uma cidade do interior de São Paulo, onde os médicos podem ir de carro em caso de problemas com a tecnologia. Mas se os testes forem positivos, até o final do ano, queremos chegar à região Norte, onde há uma carência enorme de atendimento médico”, afirmou Bego. Segundo o executivo, a fase da logística foi trabalhosa – houve o atraso na entrega de equipamentos por conta da crise global de semicondutores e também pela necessidade de os engenheiros trabalharem com uma nova tecnologia, como é o caso do Open RAN.

“Mas ao fim temos certeza que fizemos a melhor escolha. O Open RAN nos permitiu desagregar equipamentos e nos permitiu a opção pela rede privada”, observa Bego. Segundo ainda o executivo, o 5G digitaliza a saúde e permite pensar na monetização dos investimentos. Assistam a entrevista com o diretor executivo do InovaHC, Marco Antonio Bego.


Botão Voltar ao topo