OTTs de mensagens são principal canal de vendas nas PMEs
O comércio eletrônico está disseminado entre as empresas brasileiras, como mostra a nova edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada nesta terça, 28/4, pelo Cetic.br. Mas com um diferencial: são mais compras, do que vendas. Compras online são realidade para 70% de pequenas, médias e grandes empresas, enquanto as vendas já representam caminho para 57%. Bom frisar que o levantamento foi feito antes do impacto da pandemia de Covid-19, que transformou a economia tradicional.
No caminho dos negócios, várias são as ferramentas possíveis. E enquanto o uso de email ainda é relevante, com presença em 39% das PMEs, ele já foi superado pelos aplicativos de mensagem. Principal meio, ferramentas como Whatsapp, Skype ou FB Messenger são usadas em 42% das vendas online, especialmente pelas pequenas empresas, 43%, mas também importantes para as médias (35%) e mesmo para as grandes (23%).
“A pesquisa mostra que 67% [das PMEs]usaram algum canal de venda online. Mas o porte da empresa tem relação com o canal que usou para vender. Enquanto email é usado por todos, mensagens do Whatsapp, Skype ou Facebook são mais usadas pelas pequenas”, reforça o gerente da pesquisa, Leonardo Lins.
Também varia com o porte a forma de pagamento utilizada. Enquanto nas grandes empresas é mais comum o uso de boletos bancários (82%) ou débitos e transferências (78%), esses meios também são usados pelas pequenas, mas nessas há destaque para os pagamentos feitos na entrega (61%).
“Grandes empresas usam como forma de pagamento meios como boleto bancário, débito ou transferência, enquanto pagamento na entrega é algo mais relacionado com as pequenas empresas. São diferenças que aparecem especialmente se o comércio é B2B ou B2C”, completa Lins.