Para Claro Argentina, custos de rede dificultam expansão do 5G no Cone Sul
Para o diretor de planejamento, engenharia e qualidade de rede na Argentina, Uruguai e Paraguai, da Claro Argentina, Juan Francisco Catalán, o principal desafio para a expansão do 5G na Argentina são os custos de rede, considerados elevados. A migração das redes 4G e 3G por sua vez são desafios adicionais.
“Os investimentos e as renovações de tecnologia são sempre um desafio. Primeiro temos que encontrar receitas para monetizar os serviços para ter uma expansão nas coberturas e nas renovações das redes”, afirmou Catalán, que participou nesta terça-feira, 20/08, do Telco Transformation Latam, realizado no Rio de Janeiro.
O diretor da Claro Argentina descarta a ideia de que o 5G está atrasado está atrasado no seu país. “Está em tempo. Nós vínhamos nos preparando já com muito tempo de antecedência. Fomos preparando o “backbone” e a rede de transporte. Agora estamos ativando os serviços e teremos um avanço na ativação da rede 5G nas principais cidades. No Uruguai, já temos rede 5G instalada e vamos implantar no Paraguai. No tocante à infraestrutura, praticamente todo o backbone foi pensado em fibra óptica já prevendo a capacidade futura por meio de anéis de agregação”, explicou Catalán
Nesta entrevista à CDTV, o diretor de redes da Claro Argentina discorre sobre os desafios de expansão das redes. O foco e as demandas do mercado B2B e os avanços que poderão ser obtidos com o emprego de tecnologias como Inteligência artificial. Assista a entrevista.