Para teles, cadastro Não Me Perturbe reduziu reclamações na Anatel
As reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caíram 21,4% em janeiro de 2022, na comparação com um ano antes. Segundo o sindicato nacional das operadoras, Conexis, a maior queda nas reclamações foi sobre a banda larga fixa, 26,3%, passando de 52.948 em janeiro de 2021 para 44.581 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de TV por assinatura caíram 25,3% e dos usuários de telefonia móvel 22,8%.
No total, durante o mês de janeiro de 2021 foram registradas 213.577 reclamações, já em janeiro de 2022 foram 167.843, uma redução de 45.734 queixas. As operadoras festejam que as queixas registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado.
Para a Conexis, o cadastro Não Me Perturbe, que permite bloquear ligações de telemarketing de serviços de telecom e de oferta de crédito consignado, merece destaque na queda das reclamações. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Segundo as empresas, essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com janeiro de 2021.As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas.