Telecom

PF e Receita apreendem R$ 3,5 milhões em celulares contrabandeados em colchões

Operação conjunta flagrou caminhões que escondiam eletrônicos

Uma operação conjunta da Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Militar do Paraná resultou uma das maiores apreensões de celulares contrabandeados em 2024. Segundo a Receita, o montante total da apreensão atingiu R$ 3,5 milhões, “um dos maiores valores apreendidos em uma única operação neste ano”.  

As equipes monitoravam as rodovias da região de Astorga, em fiscalizações de rotina, quando abordaram dois caminhões baús, para vistoria de documentos.

À primeira vista nenhuma irregularidade foi identificada, os caminhões transportavam colchões e possuíam documentos fiscais com aparência regular. Porém, diante de comportamento suspeito dos motoristas e de contradições nas informações prestadas, os agentes optaram por realizar uma inspeção mais detalhada.

Durante busca minuciosa foi possível identificar que os veículos possuíam compartimentos ocultos, comumente preparados para acondicionar produtos e substâncias irregulares. Tanto assim que, realizada a abertura dos compartimentos, foi identificada grande quantidade de smartphones e outros produtos eletrônicos estrangeiros e sem documentação de importação.

Os caminhões e as mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal em Londrina, onde foram contabilizados, avaliados e estarão sujeitos ao perdimento em favor da União.  Os condutores foram presos, pela Polícia Federal pelos crimes de contrabando e descaminho.


Agora a Receita Federal e a Polícia Federal iniciarão inquéritos e outras diligências para identificar outros envolvidos e financiadores da ação criminosa.

Botão Voltar ao topo