Telecom

Pietro Labriola assume Telecom Italia, mas segue como CEO da TIM Brasil

O CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, é o novo CEO da Telecom Italia, com a renúncia de Luigi Gubitosi. Labriola manterá a posição de CEO da TIM S/A, delegando algumas funções. Especula-se que seja apenas uma questão de tempo até que Labriola assuma como CEO o comando da Telecom Italia.

Outras funções de Gubitosi estão sendo assumidas, por enquanto, pelo presidente do conselho da operadora, Salvatore Rossi, ex-funcionário do Banco Central Italiano, especialmente nas questões relacionadas a segurança nacional na Italia. Caberá a ele também a negociação das condições de venda da Telecom Italia.

Gubitosi renunciou ao cargo para não atrapalhar as negociações com o fundo KKR, que fez uma oferta de 12 bilhões de euros pelo controle da operadora mas enfrenta preocupações do governo italiano (que tem a golden share da empresa) e resistência do principal acionista, a Vivendi.

A Telecom Italia passa pela sexta reformulação de sua direção do último período de menos de nove anos.  Se for bem-sucedida a proposta feita pelo fundo KKR, a transação seria a maior aquisição de uma empresa europeia por uma companhia de private equity de todos os tempos.

A última função de Pietro Labriola na Telecom Italia foi como Chief Transformation Officer, posto que deixou em 2015, quando veio para o Brasil para assumir o cargo de COO da subsidiária. O executivo permaneceu nesta cadeira até outubro de 2018. Após breve passagem pela Itália, retornou ao Brasil em abril de 2019, para assumir o comando da TIM Brasil, após a rápida passagem de Sami Foguel pelo comando da operadora.


*Com Agências Internacionais

Botão Voltar ao topo