Poupinha, o chatbot do Poupatempo, já enviou e recebeu 13 milhões de mensagens
O atendente virtual do Poupatempo já trocou cerca de 13 milhões de mensagens com usuários da central de serviços públicos do Estado de São Paulo, em quatro meses de testes. O Poupinha, que atende pelo portal do Poupatempo e também pelo Messenger, no Facebook, foi desenvolvido para ajudar os cidadãos a marcar dia e hora para atendimento. O objetivo é garantir conforto para 180 mil pessoas atendidas por dia nas 72 unidades do Poupatempo.
Desde que entrou em testes, no dia 28 de dezembro, o robozinho realizou 786,5 mil chats com usuários e concluiu 348,5 mil agendamentos. Capaz de ‘conversar’ em linguagem natural, o robô chega a ser confundido com um atendente humano e já recebeu quase 70 mil mensagens com expressões como ‘muito obrigado’ e ‘Deus te abençoe’.
“O Poupinha está ajudando São Paulo a usar os recursos públicos de forma mais eficiente”, afirma Ilídio machado, diretor do Departamento de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa responsável pela gestão do Poupatempo. Além de assegurar mais conforto aos usuários, o agendamento também distribuir a demanda de maneira uniforme ao longo do expediente, evitando deixar o sistema e os funcionários sobrecarregados ou com ociosidade.
O Poupinha é um dos exemplos das novas tecnologias que o Poupatempo utiliza para que o atendimento seja cada vez mais ágil e eficiente, favorecendo os cidadãos e também contribuindo para o uso inteligente dos recursos públicos. Ele foi desenvolvido pela Nama – Inteligência Artificial, uma das empresas de tecnologia que participaram da iniciativa do governo de São Paulo de abrir as portas para startups interessadas em apresentar soluções tecnológicas para os serviços públicos, dentro do programa denominado Pitch Gov. Outras 11 empresas estão desenvolvendo diferentes tecnologias para modernizar e inovar os serviços públicos no Estado.
Os testes com o Poupinha vão continuar até o dia 29 de junho, por um convênio entre a Secretaria de Governo e a Nama. Os resultados vão subsidiar a licitação que será aberta para contratar o sistema de inteligência artificial de forma definitiva. O Poupatempo e a Prodesp estão preparando especificações para o edital de licitação que será aberto a todas as empresas interessadas.
Como falar com o Poupinha:
1) No portal poupatempo.sp.gov.br, o Poupinha aparece no canto inferior direito da tela.
2) Pelo Messenger, do Facebook, no link: https://www.messenger.com/t/PoupinhaSP