Presidente da Anatel sugere às teles antecipar corte na tarifa de interconexão
O presidente da Anatel, Juarez Quadros, defendeu nesta terça-feira, 14/03, que as operadoras antecipem em pelo menos um ano a redução programada da tarifa de interconexão, a VU-M, acumulando de uma única vez as quedas previstas para 2018 e 2019. Segundo ele, seria mais um movimento para dar ‘sobrevida’ ao serviço de telefonia fixa.
“Desde 2014 o telefone fixo vem sofrendo reduções na quantidade de acessos, o que é um fenômeno mundial, visto que internacionalmente isso acontece desde 2006. Eu lançaria aqui uma ideia, aproveitando a presença de dois managers, da Telefônica e da Oi: Que tal se antecipássemos a redução de 2019 para 2018 e fizéssemos toda a redução prevista em 2018?”, defendeu Quadros durante seminário promovido pela Momento Editorial.
A queda da tarifa de interconexão foi provocada pela Anatel desde 2011 e prevê que até 2019 o valor devido pelas terminações em redes de outra operadora caia para entre R$ 0,01 e R$ 0,02. “Claro que as empresas terão que fazer a conta de quanto isso reflete nas operadoras, mas provoco”, completou.
A ideia, porém, já não foi consensual nem entre os conselheiros da agência. Logo em seguida, ao tomar a palavra, o conselheiro Leonardo de Moraes indicou não ser favorável à antecipação. “Sou defensor da previsibilidade e peço licença para discordar de alterar a trajetória da VU-M”, disse.