Telecom

Próxima onda das APIs no Open Gateway será para monetização do 5G

A segunda onda para APIs Open Gateway será a monetização do 5G, aposta o diretor de Tecnologia da GSMA, Alejandro Adamowicz. Segundo ele, a primeira onda – nesses quase dois anos – ficaram voltadas às APIs para identificação digital e combate às fraudes, mas as teles sabem que precisam fazer mais para monetizar o 5G.

“As APIs são insumo de uma solução maior. A padronização é absolutamente necessária. E esse é o grande ganho do Open Gateway”, detalhou, ao participar da Futurecom 2024, que acontece em São Paulo.

O Open Gateway tem 36 APIs já publicadas, padronizadas e prontas para serem usadas e há outras 40 APIs sendo desenvolvidas neste momento, adiciona Adamowicz. Atualmente, 60 operadoras, responsáveis por 267 redes móveis no mundo, aderiram ao movimento do Open Gateway.

O executivo da GSMA lembra que a participação pioneira do Brasil – foi o segundo país do mundo a aderir ao Open Gateway – fez com que vários países da região, como México, Colômbia, Argentina também olhassem para as APIs padronizadas.

Com relação às APIs para a monetização do 5G – que estão por vir – Alejandro Adamowicz diz que a concorrência entre as teles é saudável para a inovação. Assista a entrevista com o executivo da GSMA.


Botão Voltar ao topo