Telecom

Qualcomm: faixa de 26 GHz será para alta densidade como estádios e metrôs

O presidente da Qualcomm no Brasil, Luis Tonisi, assegurou que a faixa de 26 GHz – ondas milimétricas- tem vários casos de uso e será usada para locais de alta densidade como casas de shows, estádios e metrôs. “O uso da faixa 26 GHz está pegando tração no mundo e terá vários lançamentos em 2022”, assegurou o executivo, ao participar do Painel Telebrasil 2021, nesta terça-feira, 21/09.

A companhia revelou que, hoje, há mais de 120 dispositivos habilitados para 5G em ondas milimétricas lançados ou eem desenvolvimento no mundo com chipsets Snapdragon da Qualcomm, entre PCs, hotspots e CPEs, disse o executivo.

Para Tonisi, a primeira grande aplicação 5G fora da conectividade dos smartphones será o FWA, ou a banda larga sem conexão fixa. O presidente da Qualcomm lembra que no Brasil há apenas 52,6% dos lares com banda larga e mais de 10 milhões dos lares têm conexões abaixo de 34 Mbps.

“Há muita oportunidade para crescimento”, reforçou Tonisi.No Brasil, a Qualcomm anunciou recentemente parceria com a Intelbras para desenvolver um CPE de fabricação nacional que vai trabalhar com 5G e Wi-Fi 6E.

O presidente da Qualcomm Brasil reforçou que se o 4G foi o habilitador de dados, o 5G será o habilitador dos vídeos. “A realidade aumentada, a presença virtual e os games vão crescer demais”, preconiza.


Botão Voltar ao topo